Pedagogia

Por pedagogia entendemos nesse caso não um ato de transmissão de informações mas um processo dinâmico através do qual determinados conhecimentos, ao serem compartilhados, são ao mesmo tempo transformados, ampliados, e desdobrados.  Sendo assim, nas ações  pedagógicas do PERFORMA os conhecimentos produzidos pelas pesquisas práticas e teóricas desenvolvidas no Núcleo, que se dividem em dois territórios – ‘Atuação’ e ‘Desdobramentos da Cena’ – são compartilhados em forma de workshops e cursos de curta duração. A duração de cada curso é estabelecida caso por caso, levando-se em conta as condições de trabalho e o nível de experiência dos participantes. Até o presente momento, o PERFORMA oferece os seguintes workshops/ cursos de curta duração:

- A Composição na Atuação a partir das Ações Físicas

Esse curso tem como objetivo demonstrar praticamente como as ações físicas e seus elementos podem funcionar como um instrumento potente de composição no trabalho do ator-atuador-performer. Dentre os aspectos que são abordados praticamente nesse caso, cabe ressaltar a exploração de diferentes modos de improvisação e a criação de diferentes tipos de seres ficcionais.

- O Invisível na Atuação

O objetivo desse curso é fazer com que os participantes percebam como a dimensão do invisível pode ser fundamental no trabalho do ator-atuador-performer. Nesse sentido, além dos processos perceptivos explorados em vários níveis, são abordados praticamente a questão da fluidez na atuação e a produção do momento presente.

- Consciência Corporal para Atores, Bailarinos e Performers

Ampliar a consciência corporal é uma necessidade de qualquer pessoa que queira estabelecer um contato mais profundo consigo mesmo e com o ambiente em que está inserido. No universo das artes cênicas essa necessidade se torna fundamental, na medida em que a corpo é o seu instrumento expressivo por excelência. Trabalhar o corpo de maneira expressiva, entender os limites anatômicos e fisiológicos de cada corpo, respeitando as suas diferenças e ressaltando as suas capacidades específicas, representa o eixo principal desse curso. Através de exercícios fundamentados nas técnicas de Pilates, Yoga, Balé Clássico e Dança Contemporânea, busca-se instrumentalizar o intérprete a fim de que ele/ela saiba utilizar e potencializar os seus próprios recursos de maneira eficiente.

- O Corpo da Voz, A Voz do Corpo

(em fase de preparação)