• Grey Vimeo Ícone

Copyright © 2018 | Performa | Núcleo de Pesquisa e Criação Cênica

Gisela Dória

 

Gisela Dória é bailarina, coreógrafa, performer e Dra em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da UNICAMP com estágio na Paris 8, onde desenvolveu uma pesquisa sobre a Dramaturgia na Dança Contemporânea. Iniciou seus estudos de dança aos oito anos de idade. Teve como professores de balé clássico Ilara Lopes, Ricardo Ordonez, Ana Lucia Dionizio, entre outros. Fez aulas de jazz e dança moderna com Regina Sauer, Mayza Tempesta, Ricardo Botbol e dança contemporânea com Rose Akras, Suely Machado, Dudude Herman, Gica Allioto, Renata Mello, entre outros. Estudou no Joffrey Ballet e no Alvin Ailey American Dance Center em Nova York e no Teatro Nacional de Havana em Cuba. Em 1991, formou-se em Londres no curso para professores do College da Royal Academy of Dance. Deu aula de balé clássico por três anos no Canadá, na Sitter´s School of Dance. Fez oficina de voz com a mineira Babaya, e oficinas de interpretação com Renato Icaray (Unirio/ CAL- RJ), Mirian Muniz, Lais Dória, Sidy Correa, Renata Melo, dentre outros.
Ao regressar para o Brasil, montou a sua escola de dança em Campo Grande, MS, Escola de Ballet Gisela Dória, dirigindo-a por 15 anos. Participa como coreografa há 11 anos da Oscip Casa de Ensaio, onde trabalha preparação corporal e dança criativa com jovens de provenientes de comunidades de baixa renda. Foi professora convidada do curso de Artes Cênicas da Uniderp, ministrando a disciplina de Laboratório Corporal em 2005. É graduada em Comunicação Social na UCDB e Mestre em Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da USP, cuja pesquisa tem como foco a teatralidade na dança. É formada no método Pilates pelo CGPA, São Paulo, com especialização em ‘Pilates para Bailarinos’ na Kane School de New York. Reside em São Paulo e atua principalmente como preparadora corporal, coreógrafa em espetáculos de dança e de teatro, dá aulas de Pilates no CGPA www.cgpa.com.br e no Estudio Nave www.estudionave.com.br

Faz parte dos núcleos de pesquisa teatral Performa e Trincheiras em São Paulo. Onde explora as relações entre a dança, o teatro e o vídeo. Gravou recentemente o vídeo dança Deslize, com direção de Graziela Mantoanelli.
Dentre seus principais trabalhos como bailarina, atriz, coreografa e preparadora corporal, destacam-se:

2004 – Sopro de Vida, Direção e coreografia, Teatro Glauce Rocha, Campo Grande, MS; 2005 – Amor Sacro e Profano, Direção Danon Lacerda e Sidy Correa- Monologo Teatral , Teatro Glauce Rocha, Campo Grande, MS; 2006 – Trovadores do Tempo, Direção Sidy Correa – Quarteto vocal, Teatro Glauce Rocha; Campo Grande, MS; 2008 – BagunSA, Direção Márcio Araújo, coreografias Rakel Carro – Espetáculo de circo, dança e teatro, São Paulo, SP; 2008 – Descartes, Direção Beth Lopes – performance-solo, Mostra Internacional de Artes do Sesc, São Paulo; 2009 – O Mentiroso, Direção Matteo Bonfitto – Teatro, 2009, São Paulo.

1/1
logo16.png