top of page

Arqueologias Urbanas

​

O Projeto Arqueologias Urbanas” propõe ações de escavação em muitos sentidos e níveis. Essa escavação tem como foco tecidos urbanos localizados em qualquer um dos continentes da Terra. Em função da relação intrínseca existentes nesse caso entre material artístico e tecido urbano, percebido em sua singularidade, esse projeto prevê a produção de materiais artísticos diferenciados a partir de cada escavação feita nos diferentes tecidos urbanos.

​

Em “Arqueologias” propõe-se uma noção particular de arqueologia, que pode ser definida como ‘arqueologia artística’ ou ‘arqueologia performativa’.  Busca-se, nesse caso, não somente o encontro com um passado escondido e inacessível, mas também com a reinvenção da memória, vista sempre como construção. Dentre os muitos efeitos que podem emergir desse projeto, uma rearticulação, uma reconexão entre memória privada e pública pode adquirir uma função particular.

​

Nessa primeira edição, Arqueologias surgiu como uma ação formativa e compartilhamento de processo na VII edição do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre. Quatro lugares foram escavados nesse caso: a segunda estação ferroviária da cidade, hoje quase desaparecida; o hospital São Pedro; o Dopinha, casa utilizada pelo DOPS na época da ditadura; e a Tia Carmem, casa de shows e encontros da cidade. A ação aconteceu no jardim do Museu Joaquim Felizardo.

Visualize e/ou Baixe o arquivo com o Clipping de Arqueologias Urbanas

bottom of page