top of page

PERFORMA é um Núcleo de Pesquisa e Criação Cênica fundado por Matteo Bonfitto. O objetivo desse Núcleo é desenvolver  experimentações que agreguem artistas de diversas linguagens, assim como profissionais de várias áreas e não-profissionais. Cada projeto, assim, é visto em sua singularidade, podendo envolver colaboradores específicos e abrindo espaço para a invenção de novos procedimentos criativos. Nesse sentido, ao invés de se propor como um grupo de pessoas que “pensam, sentem e trabalham da mesma forma”, no PERFORMA busca-se explorar, em cada projeto, múltiplas diversidades: sociais, culturais e até artísticas.

Além de resultados artísticos formatados como espetáculos e performances, o Performa cultiva um espaço destinado à exploração de ‘Estudos’ e ao desenvolvimento de ‘Processos’. As investigações feitas nesses casos dão margem para experimentações inseridas em um campo sempre aberto de possibilidades.

Os atos executados pelo ator-performer podem ser compostos de muitas camadas: os seus aspectos físicos, as suas ressonâncias sociais e culturais, e as suas qualidades sensíveis. No entrelaçamento entre o que se vê, e o que não se vê mas se percebe, tais atos se materializam. O substantivo então vira verbo, e o performativo passa assim a performar…

bottom of page