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Matteo Bonfitto

Matteo Bonfitto é Ator-Performer, Diretor Teatral, Prof. Titular do Depto de Artes Cênicas - IA - Unicamp, Coordenador do LabACT - Laboratório de Atuação e Saberes da Prática (DAC Unicamp) e Pesquisador PQ2 do CNPq. Cursou a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo e a graduação no DAMS - Departamento de Arte, Música e Espetáculo - Università degli Studi di Bologna - Itália, obtendo nota máxima (110 e lode). É Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Doutor (PhD) pela Royal Holloway University of London - Inglaterra. Além do trabalho artístico apresentado no Brasil e no exterior, tem uma experiência consistente na área de Artes, sobretudo no que diz respeito aos processos de atuação do ator-performer. Publicou inúmeros artigos em diversas línguas sobre esse tema, bem como os livros "O Ator Compositor" (Perspectiva, 2002), "A Cinética do Invisível" (Perspectiva, 2009) - publicado também em inglês "The Kinetics of the Invisible" (Peter Lang, 2016) - e "Entre o Ator e o Performer" (Perspectiva, 2013). É membro da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, do IFTR - International Federation for Theatre Research, do PSi - Performance Studies International e atualmente também do Corpo Editorial (Guest Editor) da Revista Performance and Mindfulness da University of Huddersfield, Inglaterra. Atuou como Visiting Scholar junto ao The Graduate Center - CUNY, New York City; Freie Universität Berlin e Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Desenvolveu pesquisas também junto ao Istituto Nazionale Di Studi Sul Rinascimento (INSR), em Firenze, Italia e no CET da Universidade de Lisboa. Parecerista ad-hoc da Capes, do CNPq e da Fapesp, é lider do Grupo de Pesquisa do CNPq "Os Processos Criativos nas Artes da Cena e os Saberes da Prática". É Diretor Artístico do Núcleo Performa (www.performateatro.org), com o qual apresentou espetáculos e performances, além do Brasil, no Chile, França, Inglaterra, Escócia, Alemanha, Itália, China, Portugal, Estados Unidos, Colômbia e Cuba. Foi Em âmbito acadêmico, foi contemplado com o "Prêmio Zeferino Vaz" conferido pela UNICAMP. Em âmbito artístico, dastacam-se a premiação de "Em Lugar Algum", direção de Beth Lopes, no Physical Theatre Festival do British Council; a indicação ao Prêmio Shell de Melhor Ator com "Fim de Partida", de Samuel Beckett, direção de Yoshi Oida; e duas indicações e um Prêmio APCA atribuídos a "SCinestesia", cuja dramaturgia cênica foi criada em parceria com a Cia de Danças de Diadema.

 

Inúmeros encontros contribuíram para o seu desenvolvimento como ator-performer e diretor, dentre eles os ocorridos com Luiz Damasceno, Celso Frateschi, Enrico Masseroli, Judith Malina, Josef Svoboda, Onoe Ozomu, John Kalamandalam, Beth Lopes, Yedda Chaves, Gennadi Bogdanov, Tapa Sudana, Sotigui Kouyaté, Gisela Dória, J.Ed Araiza, Tom Nelis, Barney O’Hanlon, Leon Ingulsrud, Stephen Webber, Akiko Aizawa, Meredith Monk, Ellen Fisher, Tom Bogdan, Lenny Harrison, Daniele Santos, Ana Bottosso e Yoshi Oida.

 

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