top of page

Silêncio/Silence

​

Este trabalho representa uma etapa importante no percurso artístico do PERFORMA. Este foi o primeiro contato que o núcleo estabeleceu com um texto que pode ser considerado estruturalmente ‘contemporâneo’. De fato, o texto de Handke (Self-Accusation) é constituído por células ou porções de discurso separados por espaços, sem oferecer uma trama nem personagens definidas. Como abordar um texto que não oferece uma situação, não contém uma trama e não divide nem mesmo as suas falas? Foi a partir destas questões que o processo criativo teve início.

​

Nesse caso, não criou-se ‘personagens’ no sentido convencional do termo. Em outras palavras, as personagens nesse caso não são indivíduos ou tipos mas sim seres ficcionais que podem ser definidos como actantes ou atuantes. Tais seres ficcionais não possuem uma unidade psicológica, não se trata de seres humanos, mas sim de aglutinadores de processos que podem envolver diferentes situações e procedimentos narrativos. A exploração dos elementos que compõem o espetáculo, da luz ao figurino, dos objetos à música revela uma investigação que parte da dramaturgia do ator para chegar às diferentes dramaturgias da cena.

​

Além de ter feito uma temporada significativa em São Paulo, Silêncio foi apresentado no Festival Internacional ‘Teatro a Mil’ em Santiago, no Chile, e no Festival Internacional de Teatro de Bayonne-Biarritz, na França. Ele foi citado na publicação do International Theatre Institute – ITI – como um dos melhores espetáculos produzidos no Brasil entre 1999 e 2002.  Silêncio é um dos espetáculos que compõem o repertório do PERFORMA.

​

Ficha Técnica

​

Elenco: Matteo Bonfitto e Yedda Chaves
Iluminação: Marisa Bentivegna
Cenografia: Marcio Tadeu
Figurino: Beth Lopes
Trilha e Composição Musical: Marcelo Pellegrini
Produção: Allucci
Direção Geral: Beth Lopes
Texto:  Self Accusation, de Peter Handke – tradução do inglês de Matteo Bonfitto e do alemão de Alexandre Krug

Visualize e/ou Baixe o arquivo com o Clipping de Silêncio/Silence

bottom of page